Endereço:

Barcarena - Pará. Rua João Gaia, 1103, entre Travessa Francisco de Oliveira Dias e Padre João Urbani.


quarta-feira, 30 de maio de 2018

Palestra sobre Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Palestra sobre Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
No dia 30/05 o Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS realizou palestra de orientação a prevenção “Ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. A finalidade é orientar o público alvo contra os riscos do abuso e da exploração sexual e incentivar a denúncia dos casos acontecidos.
As informações foram repassadas de forma dinâmica e contou com a participação de todas as crianças, adolescentes e dos profissionais da instituição, foi um momento de reflexão sobre a importância do ato de cuidar.  

Faça Bonito- Denuncie- Disque 100 ou (91) 3753- 1515





Mesa Diretora do IZC



Mesa Diretora do IZC

O Instituto Zita Cunha possui como missão atuar na linha de promoção, proteção e defesa dos direitos de criança e adolescente como orienta a Doutrina da Proteção Integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente e para tal proposito apresenta o projeto Direito de Ser Feliz como gerador de suas ações. A Instituição possui como filosofia o ser humano acima de qualquer bem valorativo como orienta os Direitos Humanos, neste sentido promove a valorização da vida.
A instituição possui uma mesa diretora composta por: Presidente, tesoureira, secretario e corpo administrativo, assim como corpo pedagógico composto por monitores, professores e pedagogos. É dirigida pela mesa diretora que funciona semelhante a um conselho deliberativo. A instituição trabalha com voluntariado.
Mesa Diretora
Solange do Carmo Paixão –Presidente (91) 985370140
Maria de Nazaré Monteiro- Secretaria
Maxlene Figueira-Diretora de Finanças
Coordenação Pedagógica
Rosiane Michele Monteiro Freitas- Coordenadora de Projetos
Regivania Marciano da Silva Freitas-Coordenadora Pedagógica
Adriana da Costa Monteiro- Monitora de Dança
Andreia Figueira Pereira-Monitora de Informática
Cláudia Helena Machado- Monitora de Letramento
Debora E.Paixão Ferreira-Monitora de Letramento
Sonia Maria Melo Serrão-Monitora de Letramento
Larissa Cristina Malcher Furtado-Monitora de Letramento
Lucineide Ferreira Gaia-Monitora de Artesanato
Gleydison Gil Costa Móia- Monitor de Aikido
Gilberto Gonçalves Marques-Monitor de Violão
Marivaldo da Paixão Moraes-Digitador
Apoio Logístico
Eliete Maria de Deus Ferreira-Apoio
Felipa de Melo Gomes-Cozinheira
Manoel Gomes da Silva-Motorista
Marcilene da Costa Souza-Apoio
Nelza melo da Cruz-Apoio
http://zitacunha.blogspot.com.br/






Estrutura Física do Instituto Zita Cunha


O Instituto Zita Cunha possui em sua estrutura física uma área administrativa, uma sala de aula do Apoio Pedagógico, uma sala de aula dos cursos profissionalizantes, uma sala de informática, uma sala para aulas de música, uma quadra de esporte, uma cozinha industrial, um refeitório e um salão para a realização de palestras, encontros, apresentações, exposições e outras atividades.O espaço é fiscalizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Vigilância Sanitária de Barcarena-PA.









sábado, 26 de maio de 2018

IZC Promove Palestra sobre Educação Financeira


No dia 25/05 no horário das 15:30h as 1730h, a Assistente Social Amanda Melissa Esparano realizou uma palestra sobre Educação Financeira pela metodologia DESOP. Esteve no IZC e apresentou aos jovens participantes do Projeto Direito de Ser Feliz que é financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-FIA promovido em parceria coma TALENT Consultoria e Treinamento a capacitação continuada de alunos dos cursos de qualificação profissional. A presidente Solange Paixão fez-se presente e participou das atividades desenvolvidas e sentiu-se motivada junto a juventude de Barcarena em prol de um novo modelo mental e aprenderam a Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Juntos Construíram a árvore dos sonhos.








quinta-feira, 24 de maio de 2018

Blog do Instituto Zita Cunha por Diego Nobre Informática


Nesta manhã de 16 de maio a diretora do Instituto Zita Cunha Solange Paixão em companhia da assessora de projetos Michele Monteiro se reuniu com Diego Nobre Informática para a criação do blog da Instituição.Foi uma reunião proveitosa no sentido de buscar alternativas de divulgação do trabalho para a comunidade local e outros públicos que desejam conhecer melhor os serviços ofertados.
 
 
 

Projeto Direito de Ser Feliz-Parcerias







O Projeto Direito de Ser Feliz é uma iniciativa do Instituto Zita Cunha com  financiamento via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barcarena-FMDCA. Direciona seu foco de atuação na busca de qualificação profissional e inserção no mundo produtivo do trabalho de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos conforme a Lei 8.69/90, o artigo 227 da Constituição Federal e  a Lei da Aprendizagem 10.097 de 19 de dezembro de 2000.

Considerando que o município de Barcarena apresenta um contingente de adolescentes e jovens em idade produtiva e a pouca oferta de inserção produtiva no mundo do trabalho o Projeto Direito de Ser Feliz busca alternativas de qualificação profissional e a inserção de jovens de 14 a 18 anos incompletos conforme legislação vigente.

Sabe-se que o desemprego atinge, de forma diferenciada, determinados segmentos da população, segundo gênero, faixa etária, escolaridade, reça-cor, condição econômica familiar e outros fatores. Jovens com idade entre 14 e 24 anos, por exemplo, têm maior dificuldade de inserção no mundo do trabalho.

Neste sentido, o Instituto Zita Cunha  como Organização da Sociedade Civil-OSC propõe um projeto inovador como objetivo de qualificar o jovem para o mercado de trabalho e o prolongamento dos estudos por meio dos cursos de qualificação profissional nas áreas administrativas e  técnicas. 
Para atender a demanda de mercado a instituição contratou a Talent Consultoria e Treinamentos
httpps:www.facebook.com/talentconsultoriaetreinemento/

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Instituto Zita Cunha realiza homenagem às mães



   Na manhã de hoje 11 de maio, o Instituto Zita Cunha realizou atividade festiva em comemoração ao dia das mães. As crianças atendidas na instituição prestaram homenagens as mães por meio de apresentações de danças, músicas, poesias. Foram momentos de trocas de afetos e declarações. No evento foi distribuído brindes e um delicioso lanche para as homenageadas.  O Instituto Zita Cunha parabeniza a todas as mães do facebook, pelo Dia das Mães e pelo dom da vida dado a todas.  Em nome da monitora Adriana Monteiro, agradecemos a todos os monitores que se dedicaram a atividade do mês e pelo maravilhoso evento promovido. 







 

Conferencias Livres- CMDCA




Na manhã desta quinta-feita 26/04 o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barcarena-CMDCA, realizou no Instituto Zita Cunha mais uma Conferencia Livre /2018 sobre Protagonismo Juvenil com a finalidade de preparar os jovens para a X Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada no final deste ano.As Conferencias Livres tem por objetivo levantar propostas de melhorias das políticas públicas para a promoção e garantia dos direitos.




TALENT (Consultoria) promove palestra aos Jovens


O Projeto Direito de Ser Feliz financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-FIA promoveu em parceria com a Talent no dia 20/04 palestra para os alunos dos cursos de qualificação profissional.
Esta ação faz parte da proposta pedagógica, e tem como objetivo apresentar aos alunos as atividades desenvolvidas pelas grandes Empresas.
A Psicóloga Nilma Chaves da Empresa Hidrovias do Brasil apresentou as atividades e o perfil profissional da empresa. A Diretora executiva Solange Paixão sentiu-se honrada com a realização do evento e busca possibilidades de parcerias para a juventude de Barcarena.





terça-feira, 22 de maio de 2018

Abertura dos Cursos de Qualificação Profissional


  O Instituto Zita Cunha realizou na tarde de hoje 19 de março a abertura dos Cursos de qualificação profissional para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos promovido por meio do Projeto Direito de Ser Feliz financiado pelo Fundo da Infância e Adolescente - Cmdca Barcarena. O evento contou com a participação dos adolescentes e jovens e seus responsáveis que participaram da aula inaugural realizado pela Presidente Solange Paixão que fez abertura e boas vindas a todos os presentes. A Coordenadora de Projetos Michele Monteiro realizou a apresentação do projeto e a senhora Nilda Pacheco fez a explanação do trabalho da entidade executora TALENT e as orientações dos cursos a serem realizados.

* Almoxarife
* Logística Portuária
* Atendente de Supermercado 
* Agente Administrativo.







Oficinas realizadas pelo Projeto Direito de Ser Feliz


O objetivo é promover por meio de oficinas o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, escrita e cálculo, psicossociais e artísticas, a valorização da criança, do adolescente (entre 07 a 16 anos) e do jovem e resgatar sua autoestima. As oficinas são de inclusão social para que os participantes ocupem o tempo com novas aprendizagens e se abstenha do trabalho infantil. As oficinas   de inclusão digital promovem a inserção no mundo digital e colabora com a qualificação profissional de jovens entre 14 a 17 anos.




                                                            OFICINA DE  DANÇA 

                                                   APOIO PEDAGÓGICO ESCOLAR
                                           
                                                   MÚSICA MODALIDADE VIOLÃO
                                         

 INFORMÁTICA



                                                   ALIMENTAÇÃO BALANCEADA


Certificação do Projeto Direito de Ser Feliz-2 semestre

Da data de 20/12 o Instituto Zita Cunha finalizou as atividades do Projeto Direito de Ser Feliz coma culminância de suas atividades das o...